SEDUC AGORA:
Taquaritinga do Norte, 30 de junho de 2011.
Caros colegas de trabalho,
Já dizia um grande sábio, Sigmund Freud, educar é uma missão impossível. Frase um tanto pessimista para começar uma comunicação para educadores, não acha? Não, se pensarmos que a vida é movida pelo desejo de tocar o inalcançável, o impossível.
É a partir desse desejo que pensamos que muito ainda falta para ser conquistado, desbravado. E que uma educação de qualidade não depende apenas de um, no sentido solitário que essa palavra representa. Mas que precisa de um conjunto de singularidades para acontecer. A educação do município hoje é feita por mim, por você, por aquele aluno mais simples lá da zona rural que tem desejo de aprender e até por aquele aluno “antenado” da zona urbana, que com suas “dificuldades”, muitas vezes nos fala também do seu desejo.
E a impossibilidade do processo educacional se coloca nesse sentido, que não há como se pensar um todo, mas só há educação no um-a-um. No singular de cada sujeito, na particularidade que fez você investir numa formação e fazer parte desse processo educacional hoje.
Dessa forma, esse momento de recesso é oportuno para entendermos o quanto é importante recarregarmos nossas forças, nossa energia, para voltarmos com toda disposição frente os desafios que a v ida nos propõe.

Abraços,
Ilka Paloma Barbosa Figueirôa
Secretária de Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário