terça-feira, 25 de outubro de 2011

Aprender sempre para ensinar mais

É grande a preocupação da Secretaria Municipal de Educação com o cuidar da formação docente e manter os(as) professores(as) sempre atualizados. Aperfeiçoar a formação profissional dos(as) professores(as) é uma medida de suma importância visando melhorar a qualidade da educação.
Com foco na sala de aula e nas práticas educativas vivenciadas, o momento de formação ocorrido no último dia 26, percebeu na troca de experiências uma ação simples para desenvolver educadores(as), já que o conhecimento e sua atuação em sala de aula são o fator mais importante para o desenvolvimento dos(as) alunos(as). Desta forma, buscou-se desenvolver diversas atividades e experiências, eficientes e enriquecedoras, que promovam a melhoria do aspecto qualitativo da sala de aula. Considerando-se, que o docente, em sua trajetória, constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de utilização dos mesmos, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais.
É sempre muito importante que o(a) professor (a) participe destes eventos com o interesse de aprimorar suas habilidades profissionais, buscando, assim, a excelência em suas tarefas diárias. Veja o que você, como educador pode aproveitar desses momentos promovidos pela Secretaria de Educação da nossa cidade.



Mensagem:
"A vida acadêmica é essencial para nos mostrar a base teórica da profissão que queremos seguir, mas somente na prática do dia-a-dia é que colocaremos a prova tudo aquilo que os mestres nos ensinaram e muitas vezes veremos que não era bem daquela maneira."
 (Luís Alves)
Formação de EDUCADORES(AS) para a educação de todos e para a inclusão
Para a construção de uma sociedade que valorize a diversidade é necessário o desenvolvimento de uma mentalidade coletiva em prol das diferenças; para tanto é necessário que seus protagonistas sejam conscientizados, a fim de terem condições de contribuir para as almejadas mudanças.
Buscando a qualidade da educação, verificou-se a necessidade de formar não apenas os docentes, mas também os servidores públicos municipais da equipe gestora e administrativa de todas as escolas. Pois os mesmos têm como papel trabalhar em parceria com o(a) Professor(a), de forma efetiva, focada na inclusão e com base na aprendizagem e conhecimentos necessários para plena cidadania. O trabalho coletivo, dentro e fora da sala de aula promove uma ação interdisciplinar que atua não só no conteúdo proposto, mas nas suas diferentes relações.
Dessa maneira, ocorreu paralelamente à formação dos professores no dia 26/09, uma formação para essa equipe, onde foi vivenciado a temática “Educação Inclusiva com Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos”. Essa foi uma oportunidade para introduzir a temática da diversidade junto aos servidores, independentemente do tipo de trabalho exercido, devido às situações que esses profissionais vivenciam em relação à diversidade em seus ambientes de trabalho. Entende-se que o Governo tem o compromisso e dever de preparar seus servidores para poderem atender e/ ou saberem como trabalhar com essas pessoas, tornando-se, assim, agentes de uma mudança de mentalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário