SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
O grande desafio da Secretaria Municipal de Educação é garantir que, além de frequentar as aulas, crianças e jovens com necessidades especiais aprendam de verdade. Para isso, é preciso desenvolver habilidades para que os mesmos possam participar das aulas. Para tanto, tem-se naquilo que especialistas chamam de Atendimento Educacional Especializado (AEE) um importante aliado. O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
O atendimento no AEE ocorre no contraturno na sala de recursos, ambiente adaptados para auxiliar indivíduos com uma ou mais deficiências. Diferentemente do que muitos pensam, o foco do trabalho não é clínico. É pedagógico. Nas salas de recursos, um professor prepara o aluno para desenvolver habilidades e utilizar instrumentos de apoio que facilitem o aprendizado nas aulas regulares. Por exemplo, crianças com deficiência intelectual utilizam jogos pedagógicos que complementam a aprendizagem, jovens com paralisia descobrem como usar uma prancheta de figuras com ações como “beber água” e “ir ao banheiro”, apontando-as sempre que necessário. Cada aluno tem um plano pedagógico exclusivo, com as atividades que deve desenvolver e o tempo estimado que passará na sala.
A sala de recursos está localizada na Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva – CAIC, tendo como responsável a profª Maria de Fátima R. S. Correia e com atendimento nos seguintes horários:
· Manhãs (7h 30min às 12h): Segundas, Quartas e Quintas.
· Tardes (12h 30min às 17h): Terças e Sextas.
PROJETO APRENDENDO COM SUCESSO
O projeto tem como público alvo alunos do 5º ano, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação. É de grande importância por ser um instrumento de apoio didático e pedagógico para suprir dificuldades de aprendizagem relacionadas a conteúdos de leitura e escrita e operações matemáticas.
Para viabilização do projeto serão disponibilizadas, no contraturno, 02 (duas) horas semanais para estudo das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em cada turma. A frequência do(a) aluno(a) as aulas será obrigatória, e suas faltas deverão ser justificadas pela família. Os(as) professores(as) se reunirão semanalmente com o coordenador de cada disciplina para avaliarem as dinâmicas realizadas e o desempenho da turma e planejarem novas atividades. As aulas acontecerão de setembro à dezembro do corrente ano.
O projeto tem como coordenadores(as): 5º Ano - Ilze ; 7ª e 8ª Língua Portuguesa - Almir, 7ª e 8ª Matemática - Edjane ; e como professores(as) dos 5º anos: Cleciana e Marinalva; 7ª e 8ª séries: Aparecida, Marcos Aurélio, Suzete, Olívia e Verônica.
SENSIBILIZAÇÃO PARA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
A Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD realizou no último dia 14, no Auditório do CAIC, a Oficina de Sensibilização para Inclusão da Pessoa com Deficiência, com o seguinte tema: Acessibilidade, Direitos e benefícios, Educação Inclusiva e Empregabilidade. Com palestras que visam a valorização da pluralidade e singularidade, bem como assegurar direitos e criar oportunidades para as pessoas com deficiência auditiva, visual, física e mental.
Participaram do evento professores(as) da rede municipal de ensino, alunos(as) com deficiência e seus familiares, técnicos do CREAS e CRAS, representantes do Conselho Tutelar, entre outros. O número de participantes superou as expectativas que eram de capacitar um grupo de aproximadamente 40 pessoas. As palestras tiveram início às 9h e encerraram-se às 13h com almoço para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário