terça-feira, 19 de agosto de 2014

ALFABETIZAR NA IDADE CERTA É PRECISO



Continuamos avançando nesse processo.

Momento de estudo.
 
         O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
         Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafo fônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
 
         No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
         Dentro dessa visão, o processo de alfabetização tem sido pra nós uma das principais prioridades na educação municipal, onde para isto trabalhamos continuamente e de maneira organizada e sistematizada com 29 professores alfabetizadores, estando distribuídos em 07 unidades escolares da rede.
         Diante esta nova realidade educacional, foi realizado hoje (19/08) mais uma reunião no prédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, entre a Coordenadora local do Pacto a Professora Maria Lúcia Ferreira e as Orientadoras de Estudo, as professoras Oselita Farias de Souza e Avany Pereira Barbosa para realização e apresentação do novo calendário de formação tendo e vista a realização dos desfiles cívicos em todo município.
Coordenadora local do pacto e orientadoras de estudo.
 
         Logo após o primeiro momento, realizou-se ainda estudos sobre o conjunto de materiais recebido do MEC, o qual será encaminhado aos docentes alfabetizadores composto por  um caderno de apresentação e dez cadernos com textos teóricos sobre os temas de formação, relatos de professores, sugestões de atividades e um livro manual de jogos.
Conjunto de materiais que serão distribuídos para os alfabetizadores.
         Contudo temos a convicção de que o recebimento e utilização deste material na formação e aplicação em sala de aula associado ao diálogo permanente com a equipe pedagógica da escola, em muito contribuirá para a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes e para a melhoria da qualidade do ensino público.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário