Continuamos avançando nesse processo.
Momento de estudo. |
O
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal
assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios
de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de
idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Aos oito anos de idade, as crianças
precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio
das correspondências grafo fônicas, mesmo que dominem poucas convenções
ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos
morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias
de compreensão e de produção de textos escritos.
No Pacto Nacional pela Alfabetização na
Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do
desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Dentro
dessa visão, o processo de alfabetização tem sido pra nós uma das principais
prioridades na educação municipal, onde para isto trabalhamos continuamente e
de maneira organizada e sistematizada com 29 professores alfabetizadores,
estando distribuídos em 07 unidades escolares da rede.
Diante
esta nova realidade educacional, foi realizado hoje (19/08) mais uma reunião no
prédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, entre a Coordenadora
local do Pacto a Professora Maria Lúcia Ferreira e as Orientadoras de Estudo,
as professoras Oselita Farias de Souza e Avany Pereira Barbosa para realização
e apresentação do novo calendário de formação tendo e vista a realização dos
desfiles cívicos em todo município.
Coordenadora local do pacto e orientadoras de estudo. |
Logo
após o primeiro momento, realizou-se ainda estudos sobre o conjunto de
materiais recebido do MEC, o qual será encaminhado aos docentes alfabetizadores
composto por um caderno de apresentação
e dez cadernos com textos teóricos sobre os temas de formação, relatos de
professores, sugestões de atividades e um livro manual de jogos.
Conjunto de materiais que serão distribuídos para os alfabetizadores. |
Contudo
temos a convicção de que o recebimento e utilização deste material na formação
e aplicação em sala de aula associado ao diálogo permanente com a equipe
pedagógica da escola, em muito contribuirá para a garantia dos direitos de
aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes e para a melhoria da qualidade do
ensino público.
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