domingo, 31 de agosto de 2014

A TODO VAPOR!

Abertura da semana cívica - Distrito de Pão de Açúcar 


            Organização  e muita criatividade são as palavras precisas para descrever a abertura dos desfiles cívicos em comemoração aos 192 anos da independência da nossa pátria em nossa querida cidade. Nesta tarde de domingo (31/08) no distrito de Pão de Açúcar, as escolas das redes municipal, estadual e privada deram um show a parte em suas apresentações.

 
 
            Diante um grande número de pessoas que saíram as ruas e estavam presentes em praça pública, além das autoridades locais que foram prestigiar o momento cívico e admirar o belo trabalho que vem sendo desenvolvido por nossos docentes e discentes fora do ambiente escolar, tivemos a grande oportunidade de refletir a importância da educação na formação cidadã e no crescimento de nossas crianças e jovens para o fortalecimento deste país.
 
         A abertura do desfile foi realizada pela banda Marcial Carminha Arruda, que com muito brilhantismo e de forma garbosa deu início as apresentações. Na sequência veio a prata da casa a Escola Municipal Professora  Gilzenete Guerra, acompanhada da banda Marcial Municipal Luiz Pedro de Araújo, que trouxe como tema de seu desfile "Qualidade de vida e respeito o meio ambiente", temática desenvolvida a partir dos objetivos de desenvolvimento do milênio - ODM.

 
 
 


           
 
 
            A instituição contou com a participação maciça dos alunos, professores e demais servidores, que juntos e extremamente engajados no projeto, demonstraram com clareza que é possível integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais, bem como cada um de nós pode ser capaz de realizar a sua parte e juntos construirmos uma comunidade, um distrito, uma cidade, um país, um mundo melhor. A ideia do desfile foi transmitida com bastante clareza e beleza, encantando a todos os presentes.
 

 
 
 
 
            Abrilhantando ainda mais a tarde, a Secretaria de Ação Social através da equipe do CRAS nos oportunizou o conhecimento de algumas atividades que são realizadas como o grupo de balé, a escolinha e futebol e a turma da boa idade que chegou em grande estilo conduzidos por uma representação de Carmem Miranda e ao som de Nelson Gonçalves com o grande clássico boemia e ainda um outro de Gonzaguinha com a música O que é o que é, apresentações que deixaram a emoção fluir em todos.
 
 
 
 
 
 

            No entanto, também fomos agraciados por uma viagem ao nosso estado, vivendo um pouco da cultura local, do esporte, das brincadeiras, das danças, dos grandes vultos da história que marcaram época e deixaram seu legado para todo o mundo, não ficando apenas no estado. Toda essa beleza foi trazida aos presentes pelo Centro Educacional Tereza de Calcutá, instituição da rede privada de ensino do distrito.

 
 
 

            Com o cair da tarde, contando um pouco da trajetória de Cecília Benevides de Carvalho Meireles, fundadora da primeira biblioteca infantil do Brasil,  o Instituto Educacional Cecília Meireles retratou um pouco do que ela que trouxe para a poesia infantil, a musicalidade característica de sua poesia, explorando versos regulares, a combinação de diferentes metros, o verso livre, a aliteração, a assonância e a rima.

 
 
 
            O belíssimo desfile apresentado pela gestora da unidade escolar explorou com muita riqueza e criatividade o melhor de Cecília, nos dando a percepção e ampla clareza através da comunidade escolar que seus  poemas infantis não ficam apenas restritos à leitura infantil, mais sim permitindo diferentes níveis de leitura.

 
            Enfim, após essa riqueza de apresentações relatadas, chega a vez dos corpos coreográficos e instrumentais darem um verdadeiro levante na plateia com as bandas marciais que fizeram grandes números e evoluções, como podemos citar a banda Marcial Carminha Arruda da Escola José Bezerra de Andrade, a Banda Marcial Herbert de Souza do Cetec e a recém banda Marcial formada por membros do distrito de Pão de Açúcar, fundada em 30 de julho do ano em curso, que leva o nome do querido e inesquecível jovem Isaque Bezerra.
 
 
 

 
            Contudo, encerrando as atividades do dia no distrito e diante todos os presentes, foi realizado o descerramento dos pavilhões em praça pública ao som da Banda Marcial Isaque Bezerra conduzida pelo maestro Ramos.
 

Porque para nós Educação se faz com ação!

 


           

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário